Reservas

Telefone 289 400 820

E-mail cinereservas@cm-loule.pt

A ORQUESTRA é um espectáculo para a infância e a juventude, idealizado para espaços de pequena e média dimensão, num contexto de proximidade aos espetadores. É uma dramaturgia construída a partir da Música e interpretada por 4 artistas: António Ignês (actor e cantor), Eliana Lima (música – trompa e acordeão), Juliana Campos (actriz, cantora lírica e música – fagote) e Rita Carolina Silva (actriz, cantora lírica e pianista).

Trabalhamos a partir da obra de compositores que trabalharam o universo infantil: “Pedro e o Lobo” ou “O Amor das Três Laranjas” de Prokofiev, “O Carnaval dos Animais” de Saint-Saëns, “O Quebra Nozes” de Tchaikovsky a partir de Alexandre Dumas, “Aprendiz de Feiticeiro” poema sinfónico de Paul Dukas a partir de Goethe, “A Children’s Guide to the Orchestra” de Benjamin Britten, “Sebastião e Sebastiana” de Mozart, são alguns exemplos de repertório que pretendemos integrar no espectáculo, sob a forma de excertos e citações musicais, adaptando e transformando aos instrumentos do ensemble.

A dramaturgia narrativa resultará num encontro das várias personagens e narradores presentes nestas obras, onde as personagens de Dumas se poderão deparar com o Lobo de Prokofiev, enquanto Pedro pronuncia as fórmulas mágicas de Dukas e Goethe.

Com o objectivo de familiarizar o jovem espetador com os instrumentos musicais em cena, a relação de cada melodia com as personagens, a influência das dinâmicas e os andamentos no enredo e a sua interpretação, bem como a utilização da voz (palavra cantada) como forma de comunicação e, simultaneamente, de fruição sonora, acaba por ser o estímulo musical à criatividade, à produção de imagens mentais, à relação com as emoções e ao pensamento o aspecto central do espectáculo.

Ficha Artística e Técnica

A partir de Prokofiev, Saint-Saëns,
Tchaikovsky, Alexandre Dumas, Paul Dukas, Goethe, Benjamin Britten e Mozart

Co-criação e encenação Ricardo Neves-Neves
Criação e interpretação António Ignês, Eliana Lima, Juliana Campos e Rita Carolina Silva

Cenografia António Muralha
Ilustrações de palco José Cruz

Comunicação TdE Mafalda Simões
Produção TdE Andreia Alexandre
Assistente de produção Eliana Lima
Difusão José Leite
Coprodução Cineteatro Louletano e Teatro do Eléctrico

O Teatro do Eléctrico é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa - Cultura / Direcção Geral das Artes, pelo Cineteatro Louletano/Câmara Municipal de Loulé e pela Câmara Municipal de Lisboa / Polo Cultural Gaivotas | Boavista.

M6/50 MIN

Apresentações

Em 2023:

Loulé, Escolas do Concelho, de 17 ABR A 2 MAIO (40 sessões / 20 oficinas)

Loulé, Auditório no Solar da Música Nova, 30 de Abril (2 sessões)

Próximos espectáculos