Sobre

Teatro do Eléctrico é fundado em 2008 por profissionais do espectáculo (Teatro e Música). É uma estrutura apoiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, pelo Cineteatro Louletano / Câmara Municipal de Loulé e pela Câmara Municipal de Lisboa.

História

APRESENTOU OS SEGUINTES ESPECTÁCULOS:

O Regresso de Natasha, texto e encenação de Ricardo Neves-Neves (2008);
Manual, texto de Patrícia Andrade e Ricardo Neves-Neves, encenação de Ricardo Neves-Neves (2008);
Black Vox, textos e encenação de Ana Lázaro, Patrícia Andrade e Ricardo Neves-Neves (2009);
A Porta Fechou-se e a Casa Era Pequena, texto e encenação de Ricardo Neves-Neves (2010);
A Festa, texto de Spiro Scimone, encenação de Ricardo Neves-Neves (2011);
Fantoches Gigantes, texto de Ricardo Neves-Neves, encenação de Paula Sousa (2011);
O Solene Resgate, texto e encenação de Ricardo Neves-Neves (2012);
Mary Poppins, a mulher que salvou o mundo, texto e encenação de Ricardo Neves-Neves (2012);
Menos Emergências, de Martin Crimp, encenação de Ricardo Neves-Neves (2014);
Sebastião & Sebastiana, música de W. A. Mozart, encenação de Ricardo Neves-Neves (2015);
A Batalha de Não Sei Quê, texto e encenação de Ricardo Neves-Neves (2015);
Ciclo de Leituras Eléctricas, de Denis Lachaud, Copi e Vitoriano Braga, encenação de Ricardo Neves-Neves (2015);
Mãe com Açúcar, texto e encenação de Rita Cruz (2015);
A Noite da Dona Luciana, de Copi, encenação de Ricardo Neves-Neves (2016);
A Preceptora, teatro televisivo, uma criação de Ricardo Neves-Neves (2016);
Encontrar o Sol, de Edward Albee, encenação Ricardo Neves-Neves (2017);
A Freguesia, uma criação de Ricardo Neves-Neves (2017);
Karl Valentin Kabarett, de Karl Valentin, encenação de Ricardo Neves-Neves (2017);
Banda Sonora, uma criação de Ricardo Neves-Neves e Filipe Raposo (2018);
Catamarã, uma criação de Ana Lázaro e Ricardo Neves-Neves (2018);
Alice no País das Maravilhas, a partir de Lewis Carrol, encenação de Maria João Luís e Ricardo Neves-Neves (2018);
A Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, por Edward Luiz Ayres d’Abreu, Ricardo Neves-Neves e Martim Sousa Tavares (2019);
Soberana, uma criação de Ana Lázaro e Ricardo Neves-Neves (2019);
Dito por não Dito, textos de Alexandre O ́Neill, Ary dos Santos, Camilo Castelo Branco, Fernando Pessoa, Gil Vicente, João Garcia de Guilhade e Natália Correia, uma criação de José Leite, Rafael Gomes e Ricardo Neves-Neves (2019);
A Reconquista de Olivenza, uma criação de Ricardo Neves-Neves e Filipe Raposo (2020);
A Voz Humana, de Jean Cocteau, uma criação de Patrícia Andrade e David Pereira Bastos (2021);
Hamster Clown, uma criação de Ricardo Neves-Neves e Rui Paixão (2021);
O Anel do Unicórnio – uma Ópera em miniatura, uma criação de Ana Lázaro, Martim Sousa Tavares e Ricardo Neves-Neves (2021).
Cortes de Júpiter, de Gil Vicente, adaptação dramatúrgica e encenação Ricardo Neves-Neves, composição de música nova Filipe Raposo (2022);
Transatlântico, de Christopher Durang, versão dramatúrgica e encenação Ricardo Neves-Neves, com a Companhia Maior (2022);
Noite de Reis, de William Shakespeare, versão dramatúrgica e encenação de Ricardo Neves-Neves (2023);
A Orquestra, puzzle musical para a Infância, a partir de Benjamin Britten, Dmitri Shostakovich, Edvard Grieg, Piotr Tchaikovsky e Sergei Prokofiev, uma criação de António Ignês, Eliana Lima, Juliana Campos, Ricardo Neves-Neves e Rita Carolina Silva;
O Livro de Pantagruel, uma criação de Ricardo Neves-Neves e Filipe Raposo (2023);
Opereta Maria da Fonte, direção musical e edição de partitura do Maestro João Paulo Santos e Libreto moderno e encenação de Ricardo Neves-Neves (2023);
Definitivamente as Bahamas, encenação de Ricardo Neves-Neves (2024);
O Eléctrico, encenação de Ricardo Neves-Neves (2024);
A Extraordinária Memória de Elefante, texto e encenação de José Leite (2024);

 

O Teatro do Eléctrico fez co-produções com São Luiz Teatro Municipal, Cineteatro Louletano / Câmara Municipal de Loulé, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional São João, Teatro Municipal do Porto – Rivoli, LU.CA – Teatro Luís de Camões, Culturgest, Theatro Circo de Braga, Teatro da Trindade INATEL, Convento São Francisco, Festival de Almada, Centro de Arte de Ovar, APARM, CCB, Culturproject, Centro Cultural de Vila Flor, 23 Milhas - Ílhavo, Centro Cultural Malaposta, Companhia Maior, Artistas Unidos, Teatro da Terra, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, Galeria da Biodiversidade, Teatroesfera, Câmara Municipal de Lagos, Câmara Municipal de Guimarães.

PUBLICAÇÕES:

A Porta Fechou-se e a Casa Era Pequena, de Ricardo Neves-Neves (Companhia das Ilhas, 2013);
Mary Poppins, a mulher que salvou o mundo e outras peças, de Ricardo Neves-Neves (Artistas Unidos/Cotovia, 2014);
Entraria nesta sala..., de Ricardo Neves-Neves (TNDMII, 2015);
A Batalha de Não sei Quê e outros textos, de Ricardo Neves-Neves (Artistas Unidos/Cotovia, 2017).
A Freguesia, de José Leite e Ricardo Neves-Neves (C. M. de Loulé, 2017);
Soberana, de Ana Lázaro (C. M. de Loulé, 2019);
Banda Sonora/ The Swimming Pool Party, de Ricardo Neves-Neves (Artistas Unidos/Cotovia, 2020);
A Reconquista de Olivenza (Artistas Unidos/Snob, 2022).

PRÉMIOS/NOMEAÇÕES DE ESPECTÁCULOS:

2014 | Menos Emergências, de Martin Crimp – Nomeação de Melhor espectáculo do Ano pela revista Time Out Lisboa.
2015 | Menos Emergências, de Martin Crimp - In Jornal Expresso, Melhores Espectáculos de Teatro do Ano.
2016 | A Noite da Dona Luciana, de Copi - Ípsilon, Teatro: o melhor do ano, Balanço de 2016.
2017 | A Noite da Dona Luciana, de Copi - Gala de Prémios Autor 2017 / Sociedade Portuguesa de Autores, foi nomeado A Noite da Dona Luciana* de Copi, encenação de Ricardo Neves-Neves na categoria de Melhor espectáculo, e foi nomeada a actriz Rita Cruz na categoria de Melhor Actriz.
2018 | Banda Sonora, de Ricardo Neves-Neves - In Comunidade Cultura e Arte, 15 momentos memoráveis de Teatro em Lisboa em 2018.
https://www.comunidadeculturaearte.com/15-momentos-memoraveis-de-teatro-em-lisboa-em-2018/
2018 | Banda Sonora, de Ricardo Neves-Neves - In Jornal Público, Bem-vindos à NevesNeveslândia, Crítica.
https://www.publico.pt/2018/03/17/culturaipsilon/critica/bemvindos-a-nevesneveslandia-1807026
2018 | Banda Sonora, de Ricardo Neves-Neves - In Ípsilon, Teatro: o melhor do ano, Balanço de 2018, escolhas de Augusto M. Seabra, Gonçalo Frota e Inês Nadais.
https://www.publico.pt/2018/12/21/culturaipsilon/noticia/melhores-2018-teatro-1855040
2019 | Banda Sonora, de Ricardo Neves-Neves - Nomeações ASEFA (Prémios Teatro 2019, relativos ao ano 2018), foi nomeada a peça Banda Sonora, encenação de Ricardo Neves-Neves nas categorias de Melhor espectáculo, Melhor encenador, Melhor elenco, Melhor Luz, Figurinos, Direcção musical, Melhor produção. Vencendo na categoria Melhor Cenografia, cenógrafo Henrique Ralheta.
2019 | Banda Sonora, de Ricardo Neves-Neves - Prémios Guia dos Teatros 2019 (Prémios Teatro 2019, relativos ao ano 2018),  foi nomeada a peça Banda Sonora, encenação de Ricardo Neves-Neves, venceu nas seguintes categorias, Melhor Texto Original Português (Ricardo Neves-Neves), Melhor Musical, Melhor Musica Original (Filipe Raposo) e Melhor Direcção Musical (Cesário Costa).
2021 | A Reconquista de Olivenza, de Ricardo Neves-Neves, Sociedade Portuguesa de Autores, PRÉMIO AUTORES 2021, nomeação para Melhor Trabalho Cenográfico, cenógrafa Catarina Barros.
2021 | A Reconquista de Olivenza, de Ricardo Neves-Neves, Sociedade Portuguesa de Autores, PRÉMIO AUTORES 2021, vencedor do Melhor Texto Português Representado, Ricardo Neves-Neves.