um estado mais tranquilo é um filme que parte dos textos epistolares atribuídos a Soror Mariana Alcoforado, freira portuguesa residente num convento de Beja entre os séculos XVII e XVIII. O filme aborda os temas do isolamento, a angústia amorosa e a nevralgia a que o desgosto amoroso pode levar a quem dele padece.

O filme parte do imaginário doméstico de uma mulher em reclusão na sua própria casa para estabelecer uma poética em que a protagonista se debate com um problema sem solução, a casa funcionando como alegoria do seu estado psíquico, num labirinto sem saída.
Este trabalho surge como proposta para a iniciativa Emergência Cultural do Teatro-Cine de Torres Vedras e assume-se, simultaneamente, como estudo e pesquisa artística para o espectáculo A Voz Humana, baseado no texto homónimo de Jean Cocteau, uma produção do Teatro do Eléctrico que estreará em 2021, com direcção artística de Patrícia Andrade e David Pereira Bastos.

Ficha Artística e Técnica

Direcção David Pereira Bastos

Interpretação Patrícia Andrade 

Vídeo Bruno Simão 
Pós-produção áudio Fernando Matias

O Teatro do Eléctrico é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, pelo Cineteatro Louletano/Câmara Municipal de Loulé e pela Câmara Municipal de Lisboa / Polo Cultural Gaivotas | Boavista.

M12/60MIN

Apresentações

Visualização online/Facebook Teatro-Cine de Torres Vedras (2020)

Próximos espectáculos