Definitivamente as Bahamas é uma peça do dramaturgo inglês Martin Crimp escrita em 1986, para três actores de duas gerações distintas: o casal sexagenário protagonizado por Custódia Gallego e Marques d’Arede; e a estudante originária da Galiza, pela jovem actriz galega Cristina Gayoso Rey.
Um casal de reformados, Tita e Gui, casados há décadas, falam-nos na sala de estar da sua casa. O casal aluga um quarto da sua casa a uma jovem estudante, que de vez em quando cruza a cena para pouco mais do que atender o telefone, mas cuja presença põe em cheque toda a normalidade que se tenta fabricar na descrição do quotidiano.
Tendo sido originalmente escrita para a Rádio, a peça contém uma forte carga irónica e de humor negro, servida por ritmo vertiginoso e fervilhante.
A dinâmica textual entre as personagens convida o espectador a entrar nesta sala de estar, onde próximo dos protagonistas, fará um trabalho de detective para preencher os vazios que as personagens deixam e compreender que a leveza do tom e aparente superficialidade pode esconder algo mais preocupante e grave. Apesar de estarmos perante um retrato da morbidez e maldade humanas, às vezes realista, às vezes caricatural, sabemos tanto pelo que é dito como pelo que é não dito, que não podemos descansar sobre a aparência inofensiva das personagens.
Apesar de escrita há mais de 30 anos, encontramos hoje uma relação com o discurso centrado nas questões da migração e dos choques culturais, resultando numa posição excessiva e alarmista sobre a presença do Outro nas nossas vidas, mas acima de tudo no nosso discurso e imaginário. A peça ganha agora um significado renovado com a ascensão dos nacionalismos, do populismo e da xenofobia. Apesar de escrita no período em que o Reino Unido era um estado membro e pilar importante da União Europeia, percebe-se que a peça se ergue em cima dos mesmos alicerces do pensamento individualista sobre a soberania política que levou, por exemplo, ao Brexit, mais de 3 décadas depois da sua estreia.
Ficha Artística e Técnica
De Martin Crimp
Tradução Isabel Lopes
Encenação Ricardo Neves-Neves
Elenco Custódia Gallego, Marques D’Arede e Cristina Gayoso Rey
Desenho de Luz Cristina Piedade
Ilustrações e fotografias de cartaz José Cruz
Fotografia António Ignês
Vídeo Promocional Eduardo Breda
Caracterização e cabelos Marco Santos
Assistência de Encenação António Ignês, Juliana Campos e Rita Carolina Silva
Coordenação técnica Cristina Piedade
Comunicação e Assessoria de Imprensa TdE Mafalda Simões
Produção Culturproject Nuno Pratas
Difusão José Leite
Produção Culturproject, Teatro do Eléctrico e Cineteatro Louletano
Apoio ao espectáculo CASA - Albufeira, Manuel António Interiores, Grupo AçorSonho Hotéis / Verde Mar & SPA e Móveis Casa Batista
Agradecimentos António Batista, Catarina Oliveira, Victor Tomé
O Teatro do Eléctrico é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, pelo Cineteatro Louletano/Câmara Municipal de Loulé e pela Câmara Municipal de Lisboa.
M12/65MIN
Apresentações
Em 2024:
Paredes, Centro Cultural de Paredes, 16 NOV, às 21H30
Em 2025:
Alcanena, Cine-Teatro São Pedro, 30 ABR
Tondela, ACERT - Auditório Carla Torres, 27 SET, às 21H30
- Apresentado em:
Albufeira, Auditório Municipal de Albufeira (2024)
Loulé, Cineteatro Louletano (2024)
Açores, Ribeira Grande, Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas (2023)